A LUTA
Direitos iguais e proteção de populações minorizadas: mulheres, negras e negros, LGBTQIA+, refugiados e imigrantes
No mundo com o qual você sonha, todos têm os mesmos direitos e deveres, existindo sem serem julgados por suas origens e vivências. Por isso, você sofre quando fica sabendo de casos em que o cuidado essencial com o ser humano foi deixado de lado por causa do preconceito. Sabe que ainda há um longo caminho pela frente, mas luta incansavelmente por mais respeito e igualdade.
O CONHECIMENTO
Educação para todos, esporte, cultura e arte
Você costuma dizer que só com educação de qualidade teremos um futuro diferente. Adora ouvir (e contar!) histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo conhecimento — seja pelos estudos, pela arte ou pelo esporte. Acredita que a leitura muda mundos e, se não fez trabalho voluntário ensinando alguma coisa, é porque estava com a agenda ocupada empenhada em aprender outra.
A PROTEÇÃO
Acolhimento e proteção a animais domésticos abandonados
Caminhando pela rua, não é raro que você veja uma coleira e já saia logo puxando conversa com quem está na outra ponta dela. Sua ideia de casa perfeita inclui um enorme quintal para abrigar animais resgatados — você não resiste a uma história de adoção com final feliz! Escolhe amizades, representantes e produtos que entram na sua casa de acordo com o tratamento dado à causa animal.
O FUTURO
Inovação, trabalho justo e cidades sustentáveis
O futuro começa agora, você sempre diz. Para alcançar uma sociedade diferente é preciso começar desde já — e incluir todos nessa roda. Se interessa por discussões econômicas, novidades arquitetônicas e novos modelos de trabalho que surgem o tempo todo. As melhores rotas para circular de bicicleta, alternativas de energia limpa e tudo o que envolve uma rotina mais sustentável também fascinam você.
A LIBERDADE
Instituições democráticas livres e justas, cultura de paz, promoção e defesa dos direitos humanos
Cada um deve ter independência para exercer seus direitos e contar com a proteção das leis para defender suas causas. Instituições democráticas livres e justas são essenciais para que tudo isso ocorra e você não economiza esforços para que isso aconteça. Divulga passeatas e participa delas quando pode. Afinal, cada um precisa fazer a sua parte por uma sociedade com mais liberdade e justiça.
A DIGNIDADE
Acesso a saneamento básico e moradia, combate à fome e à miséria, redução das desigualdades sociais
Para você é incompreensível que um país que produz tanto alimento também conviva com a fome, que apesar da abundância hídrica haja tanta gente sem água na torneira, que só parte da população tem acesso a moradia decente. Sonha com o dia em que a miséria só existirá em museu — mas até lá, acredita que nenhuma causa seja mais importante do que lutar para que todos tenham uma vida digna.

As Causas

Cada pessoa tem pelo menos um tema que toca o seu coração. Pode ser por uma experiência pessoal ou de alguém muito próximo, pela conexão com o trabalho ou com os estudos, pela personalidade ou sem motivo algum: o importante é descobrir qual causa te motiva a colocar sua energia para lutar por um mundo melhor.

E aí, não tem mais volta! Uma vez que você encontre seu propósito, vai começar a enxergar oportunidades infinitas de colaborar e influenciar amigos e familiares a fazerem o mesmo. Vamos começar?

faça o teste

A SEMENTE
Proteção aos direitos e cuidados da infância e adolescência
Para você, a alegria tem o som de crianças correndo e brincando. Doem em você os relatos de infâncias e adolescências perdidas. Por isso acredita que cuidar dos mais jovens é essencial para construir uma sociedade melhor no futuro — para eles e para todos nós. Garantir um começo de vida seguro, saudável e feliz para todas as crianças é seu sonho, e cuidar da nova geração, o seu verdadeiro chamado.
A NATUREZA
Conservação da fauna e flora, consumo consciente e economia regenerativa
Check-list da saída de casa: chaves, carteira e ecobag — plástico é quase uma palavra proibida no seu vocabulário! Se puder escolher, troca qualquer passeio na cidade por uma trilha. Quando ninguém dava muita bola para separação de lixo, você já fazia sua parte e pensava na pegada que deixamos no mundo. Costuma dizer que cuidar do planeta tem muito mais a ver com atitudes do que com discursos.
A EMPATIA
Inclusão para idosos e pessoas com deficiência
Escutar as histórias que as pessoas mais velhas têm para contar é um dos seus passatempos preferidos. Quando vê um motorista impaciente para embarcar um cadeirante, seu sangue ferve. Você valoriza a diversidade e prega o respeito às diferenças no discurso e na prática. Sabe que o mundo não é um lugar amigável para quem está fora dos padrões e faz o que pode para equilibrar essa balança.
A CURA
Acesso a saúde e bem-estar, pesquisa e ciência
Saber de gente que passou meses esperando uma internação tira você do sério. Histórias de crianças enfrentando um câncer te levam às lágrimas. Você é do tipo que entende a importância da saúde como requisito para viver bem — tanto que sempre faz questão de ajudar quem está doente, às vezes doando (literalmente!) seu sangue. Seu diagnóstico? Empatia crônica pelo bem-estar e pela vida saudável.